O tabagismo é responsável por mais de 6 milhões de mortes no mundo. Mais de 300 mil somente no Brasil

31 de maio. No Dia Mundial sem Tabaco a Rpc/Globo preparou uma reportagem especial que conta a história de quem “deixou o vício pela dor”, com uma mudança que impactou toda a família. Também outras histórias, como a do Rodrigo, que engordou mais de 10 quilos ao deixar o cigarro. Mas calma! São muitas mudanças em pouco tempo e para todas as etapas, os profissionais da saúde dão dicas valiosas para quem também deseja vencer o vício.

Desde a infância, o prazer está associado à oralidade, explica o psicoterapeuta Fernando Zanluchi. Então, ao longo do tempo, comer, beber e fumar, por exemplo, estão relacionados com essa questão “emocional” que precisa da devida atenção quando a pessoa decide largar a nicotina, que por sua vez, é a grande responsável pela dependência química do cigarro.

E para quem acha que o narguile é inofensivo, o educador físico, Marcel, dá o alerta: ele pode equivaler a 100 cigarros! Além dos riscos de transmissão de doenças, como a hepatite, pelo compartilhamento do bocal.

Dra-Patricia-combate-fumo-RpcProfissionais do InCor Londrina, o cardiologista Icanor Ribeiro fala sobre as perdas na saúde e ainda as perdas econômicas, já que fumantes e não fumantes “rateiam” as contas dos tratamentos dos doentes por consequências do tabagismo. E a nutricionista Patricia Raquel André orienta sobre alguns alimentos que ajudam na dieta durante esse combate, contribuindo para amenizar o estresse e a ansiedade no organismo.

Vale a pena conferir!

Paraná TV 1ª Edição, Rpc/Globo – Paraná TV discute ações de combate ao fumo