Exames

A tradição que você confia, com a inovação que você precisa!

O InCor Londrina é referência como centro de diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças cardiológicas e metabólicas. Dentre os serviços, contamos com Clínica 12 horas, InCor-Home, Clínica de Arritmia Cardíaca, Clínica de Medicina Esportiva e Clínica de Nutrição.
Saiba mais sobre os exames clínicos:

O ultrassom com Doppler de artérias carótidas e vertebrais avalia a doença aterosclerótica em um local de fácil acesso e de maneira não invasiva.A aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) é uma doença sistêmica que, frequentemente, acomete os pacientes com doença carotídea em outros locais, como na aorta, nas coronárias e nos vasos periféricos.

Pessoas com aterosclerose documentada têm maior risco de infarto e este exame pode indicar a necessidade de tratamento mais agressivo de comorbidades (associação de duas ou mais patologias).

Preparo: não há preparo específico.

É um exame complementar usado em cardiologia, que utiliza o ultrassom de alta performance para gerar imagens do coração.Atualmente, o ecocardiograma é o principal meio de diagnóstico não invasivo da grande maioria das doenças cardíacas. Fornece uma série de detalhes anatômicos do coração, como: dimensões das cavidades, espessuras das paredes, contração e relaxamento do músculo cardíaco, movimentações das válvulas, fluxos sanguíneos, defeitos congênitos e outros.

Além do diagnóstico, é utilizado para avaliar a gravidade da doença, planejar o tratamento e graduar o risco de praticamente todas as afecções do sistema cardiovascular.

Preparo: não há preparo específico para o exame em adultos. Em crianças, é recomendado jejum de 4 a 6 horas, caso seja necessário sedar o paciente para evitar agitação e permitir visualização mais adequada das estruturas cardíacas.

É um exame específico de ecocardiograma em que ocorre um aumento na carga de trabalho do coração por meio de exercícios físicos ou injeção endovenosa de medicação. O objetivo deste exame é evidenciar sinais de doença coronariana significativa, ocultas no exame em repouso.

Preparo: não há preparo específico.

O exame eletrocardiográfico pode ser utilizado em situações de urgência e emergência cardiovascular.O eletrocardiograma é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial das arritmias cardíacas. É também muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, sendo um exame de escolha nas emergências.

Preparo:
não há preparo específico.

O holter avalia o ritmo do coração num período entre 24 e 48 horas de gravação do eletrocardiograma do paciente, em condições habituais do seu cotidiano (repouso, trabalho, exercício e sono).O paciente recebe um “diário de eventos” onde anota todos os sintomas e atividades realizadas.

O resultado é registrado em um monitor pequeno fixado na cintura do paciente, analisado, posteriormente, pelo médico especialista.

Preparo: no dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, trazer roupa confortável (agasalho/tênis), não fumar 2 horas antes e 1 hora após o exame. É recomendada dieta normal, com a ingestão de alimentos 2 horas antes ou dieta leve, 1h antes do exame – o paciente não deve fazer o exame em jejum.
A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico e na dependência dos objetivos do exame. É fundamental, em caso de pacientes que utilizam o marca-passo, trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações.

É um exame para diagnosticar palpitações, perdas de consciência (síncopes) e outros sintomas cardiovasculares de origens ainda não identificadas.
O Loop ou Lopper é um sistema de monitoramento prolongado e contínuo do eletrocardiograma ambulatorial, podendo gravar até 15 dias de registros.
Ao sentir algum dos sintomas, o paciente aciona um botão que grava o ritmo cardíaco 1 minuto antes e 3 minutos após o sintoma.
Preparo: no dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, trazer roupa confortável (agasalho/tênis), não fumar 2h antes e 1h após o exame. É recomendada dieta normal, com a ingestão de alimentos 2 horas antes ou dieta leve, 1h antes do exame – o paciente não deve fazer o exame em jejum.

É um exame para avaliar anormalidades da pressão arterial, feito pela aferição da pressão a cada 20 minutos, por 24 horas, durante a vigília e o sono.O resultado é registrado em um monitor pequeno fixado na cintura do paciente, analisado posteriormente por um programa digital específico.O M.A.P.A permite o diagnóstico de hipertensão e avalia a eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Preparo: no dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel. Trazer roupa confortável (agasalho/tênis), um cinto de sua preferência, para colocação do monitor na cintura, e lista de medicamentos em uso com doses e horários. Não fumar 2h antes e 1h após o exame. É recomendada dieta normal, com a ingestão de alimentos 2 horas antes ou dieta leve, 1h antes do exame – o paciente não deve fazer o exame em jejum.

Este exame é realizado em esteira ou bicicleta ergométrica, onde o paciente é submetido a um exercício programado, adaptado para cada caso, observando-se a idade e as condições físicas do mesmo.Tem como objetivo avaliar se o paciente apresenta doença obstrutiva das artérias coronárias e se está apto para determinada atividade física, além de fornecer a avaliação da pressão arterial durante o exercício.

Preparo: no dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel, trazer roupa confortável (agasalho/tênis), não fumar 2h antes e 1h após o exame. É recomendada dieta normal, com a ingestão de alimentos 2 horas antes ou dieta leve, 1h antes do exame – o paciente não deve fazer o exame em jejum.

O Tilt-test, ou teste de inclinação, é um exame complementar utilizado para diagnosticar a causa de desmaios ou tonturas, permitindo definir o tipo de tratamento adequado.O exame reproduz algumas situações que causam os sintomas (desmaios e tonturas) em um ambiente com monitoramento eletrocardiográfico e de pressão arterial, contando também com a presença de um médico e de uma enfermeira.

É um exame simples, sem riscos ao paciente, o qual fica deitado em uma maca na posição horizontal, por 10 minutos. Depois deste período de repouso, a maca é inclinada a 70°, mantendo-o em repouso com monitoração contínua. Se necessário, podem ser realizadas manobras simples ou administrado um comprimido sublingual na tentativa de reproduzir os mesmos sintomas.

Preparo: jejum de 6h.